San Telmo

San Telmo é um bairro tranquilinho. Parece que mudou um bocado de uns anos pra cá. Antes, pelo que me dizem, morava mais trabalhadores, o aluguel era mais barato e tinha a fama era igual a que Boca tem até hoje. Ainda não tive tempo de averiguar, mas parece que o bairro sofreu um processo de gentrificação e agora virou um tipo de Santa Tereza com Vila Madalena + turistas. Já Boca continua tendo fama de barra pesada, mas também não conferi.

Quando estava no albergue, conversei com um dos donos, que me explicou seu projeto de mestrado. Era sobre planejamento urbano, sobre como desenvolver um turismo alternativo. A idéia seria integrar as pessoas dos bairros no esquema turístico de hospedagem e empregos, para que não sejam expulsas pelo aumento dos preços do aluguel ou pela idéia de segurança que um bairro turístico deva passar. Ele estudava outra cidade, não Buenos Aires.

Gostei da idéia, mas dificilmente fo isso que aconteceu em San Telmo, apesar de ter muita gente alugando quarto para estudantes, e muitos hosteis. Hoje em dia os prédios antigos, os velhinhos, os vira-latas, e os turistas (me incluindo), tudo isso é um cenário bem típico de San Telmo.

4 Comentários

Arquivado em 1

4 Respostas para “San Telmo

  1. estive lá até hoje de manhã. adorei san telmo, com ou sem gentrificação. já a boca achei um saco, me pareceu um aquário para pescar turistas.

  2. lilitchka

    to falando da parte não turística de boca, não a tal ruazinha, o bairro mesmo. na verdade eu já fui lá, só não conferi se é barra pesada ou não. e sobre san telmo, por ora é minha casinha querida =)

  3. só fui lá de dia, mas meu palpite é que é barra pesada sim (por ser área portuária e pela parte turística ser pequena).

  4. lilitchka

    pelo que andam me falando barra pesada pros argentinos é bem diferente do que pra gente. há 10 anos atrás parece que praticamente não tinha violência de rua, mas as coisas mudaram muito. mas muita gente diz que ainda não chega perto do brasil. mas vai saber né?

Deixe um comentário

